quarta-feira, 21 de setembro de 2011

- QUEM É SÃO MIGUEL ARCANJO?
A exclamação “QUEM COMO DEUS?” É um grito de humildade e de obediência em defesa dos direitos divinos e consta cinco vezes na Sagrada Escritura: Dn 10,13; 10,22; 12,1; Ap 12,7;Jd9 Somente na carta de São Judas, Miguel é chamado arcanjo, enquanto São Paulo (1Ts4,16) o designa com este apelativo, sem o seu nome próprio. Miguel significa: “Quem como Deus?” Este é o grito dado por Miguel quando houve uma batalha no céu , entre os anjos que não queriam mais obedecer a Deus.

A Igreja desde os tempos antigos , professou a Miguel um culto especial, chegado bem rápido do Oriente ao Ocidente, onde surgiram importantes igrejas e santuários dedicados aos Arcanjos. Os mais célebres são o Santuário de Monte Santo Ângelo sobre o Gargano e o de Mont-S. Michel-au Péril-de Mer na Normandia.

Várias são as funções atribuídas a Miguel. É chamado de “turiferário” ; “psicagogo”, isto é, guia das almas ao Juízo Divino; “pesador das almas”, por isso vem freqüentemente representado por uma balança na mão. Mas a missão principal deste Arcanjo é ser protetor da Igreja e defensor da cristandade.

Ele é o Arcanjo que reivindica os direitos inalienáveis de Deus. É um dos príncipes do Céu, o protetor de Israel, de onde sairá o Salvador. Agora o novo Povo de Deus é a Igreja. Eis a razão pela qual essa o considera como seu próprio sustentador em todos as suas lutas para a defesa e difusão do Reino de Deus sobre a terra. O Arcanjo Miguel está sempre ao lado da Igreja para defendê-la contra todas as iniqüidades do século; para ajudar os fiéis a resistir o diabo que, como leão anda a rugir, procurando a quem devorar, como nos alerta as Sagradas Escrituras.

As aparições de São Miguel tiveram um papel importante na vida e na singular missão de Santa Joana D’Arc, a virgem de Orleans, a libertadora da França da invasão inglesa, assim testemunhou diante dos Juízes no processo movido contra ela: “ Foi Miguel quem vi diante dos meus olhos e não estava só, mas acompanhados por anjos do céu. Eu os vi com os olhos físicos tão bem quanto vejo vocês. E quando me deixaram, chorei e teria gostado que me levassem com eles”.

São Francisco de Assis, repetia frequentemente que se deve honrar em modo mais solene São Miguel, porque é responsável pela apresentação das almas a Deus. Por isso, em honra a São Miguel, entre a festa da Assunção e o dia 29 de setembro, dia dedicado a ele, jejuava com a máxima devoção por quarenta dias, surgindo daí a quaresma de São Miguel.

Quer no Novo ou no Antigo Testamento, São Miguel foi muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protetor da nação israelita como lemos na Bíblia: “Surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo”. (Dn12,1)
E na tomada da cidade de Jericó, São Miguel aparece a Josué e diz-lhe: “Eu sou o chefe dos exércitos do Senhor. Tira o calçado dos seus pés, porque o lugar em que te encontras é santo”. (Js5,14-16)
E ao falar dos séculos futuros e sobretudo do que há de acontecer perto do juízo final, o anjo enviado por Deus ao profeta Daniel diz-lhe estas palavras:”Naquele tempo surgirá Miguel, o grande príncipe que protege os filhos de teu povo. Será este um período de angústia tal, que não terá havido outro semelhante desde que existem as nações. Ora, dentre este povo, serão salvos os que se encontrarem inscritos no Livro da Vida Eterna”. (Dn12)
SÃO MIGUEL ARCANJO NA BÍBLIA.
“Ora, quando o Arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração” (Jd1,9).
“O chefe do reino da Pérsia resistiu-me durante 21 dias; porém Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Pérsia” (Dn10,22).
“Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe” (Dn12,1).
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão” (Ap12,7).
Os judeus invocam São Miguel como seu protetor e defensor das sinagogas. Nas Festas de Expiação concluem suas orações dizendo:”Miguel, príncipe da Misericórdia, ora por Israel”.

APARIÇÕES DE SÃO MIGUEL ARCANJO.
Além das que vem mencionadas na Bíblia, várias são as intervenções do chefe dos Anjos na vida da Igreja, aparecendo em vários lugares, em horas difíceis, para mostrar a sua assistência como guarda e protetor vigilante da Igreja. Essas aparições foram observadas e confirmadas pela autoridade eclesiástica que as abençoou e, algumas delas, foram inseridas na própria liturgia local ou universal, com Missa e Ofícios próprios.

Após a Ascensão do Senhor Jesus ao Céu, os Apóstolos para dar cumprimento ao Seu mandato: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc16,15-16), dividiram o mundo em doze partes e para cada uma delas foi um Apóstolo. Depois, ao grupo dos doze Apóstolos, o Senhor agregou um décimo terceiro, o Apóstolo São Paulo, para mostrar claramente a universalidade da Igreja, além de substituir a Igreja do Antigo Testamento, confiada ao povo hebreu, o povo eleito, existe também para todos os pagãos de todas as raças; por isso Paulo é chamado de Apóstolos dos gentios.
A São João Evangelista coube a Ásia Menor e lá começou seu trabalho de Evangelização, na cidade de Hierópolis, onde o povo costumava adorar uma serpente como deusa. Pondo-se O Santo em oração, a serpente morreu. Os sacerdotes do ídolo, furiosos, perseguiram São João que teve que fugir. Chegou a região de Chones, na Frígia, onde foi muito bem sucedido em sua pregação e vários abraçaram a fé. Na sua instrução falou sobre os Anjos e anunciou-lhes que o príncipe das milícias angélicas, o grande São Miguel, os tomaria debaixo de sua proteção e que às portas da cidade brotaria uma fonte, onde os doentes, com o sinal- da- cruz e a invocação do Arcanjo São Miguel, encontrariam uma pronta cura. A fonte apareceu e espalhou-se esse acontecimento em toda a região. Os fiéis e os pagãos começaram a afluir a essa fonte e as curas multiplicaram-se.

Um rico homem de Laodicéia, tinha uma filha que era muda. Numa noite, apareceu-lhe, em forma humana, São Miguel e disse-lhe: “Conduze a tua filha á fonte dos cristãos e acredita na Onipotência do seu Deus, que a tua fé será recompensada”. Cheio de temor e esperança, foi com a filha à fonte e aí perguntou aos cristãos o que devia fazer. Eles disseram: “É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água”. O homem pagão, repetiu estas palavras e a filha começou a falar, imediatamente a fé iluminou a sua alma. Ambos pediram o Batismo.
Cheio de alegria o homem mandou construir uma Igreja junto desta fonte. Mas os sacerdotes dos ídolos, obstinados nos seus erros, resolveram destruir o santuário. Junto deste passavam dois rios que eram contidos por diques. Então resolveram soltar os diques de água e brevemente o santuário seria destruído pelas águas. Um jovem eremita que cuidava do santuário, ao ver o que estava acontecendo gritou:” Senhor a Vossa Onipotência comanda e rege o abismo do mar. Vós podeis salvar o Templo de São Miguel Arcanjo”. Enquanto ele rezava, ouviu-se uma voz vinda do Céu. Era São Miguel que descia para desarmar o furor de Satanás. Disse ele ao fiel servo e guardião do Templo: “Não temais, o inferno não pode nada contra nós”. Estendeu a mão sobre o caudal dos rios e as águas impetuosas foram controladas no seu caminhar por um braço invisível. São Miguel traçou sobre elas o sinal-da-cruz e fê-las recuar, desviando o seu curso. A terra tremeu e abriu-se uma garganta, por onde as águas sumiram vertiginosamente, em turbilhão. São Miguel exortou o jovem eremita para que continuasse a convidar os doentes do corpo e da alma para que  os milagres se realizassem na vida de cada um que com fé usasse da água daquela fonte. Este acontecimento é comemorado com Missa e ofícios próprios no dia 06 de setembro de cada ano, nas Liturgias da Igreja Oriental. São muitos os relatos de aparições de São Miguel.
     ORAÇÃO A SÃO MIGUEL ARCANJO
Vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebeste de Deus força e poder para aniquilar pela humildade, a soberba dos príncipes das trevas. Insistemente suplicamos que nos alcanceis de Deus a verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e uma grande fortaleza no sofrimento e na penúria. Ao comparecermos perante o tribunal de Deus, socorrei-nos para que não desfaleçamos. Amém!!!
Pequena Novena a são Miguel arcanjo
.FAZER O SINAL-DA-CRUZ
Glorioso São Miguel Arcanjo, o primeiro entre os anjos de Deus, guarda e protetor da Igreja Católica, lembrando de que Nosso Senhor vos confiou a missão de velar pelo seu povo, em marcha para a vida Eterna, mas rodeados de tantos perigos e ciladas do dragão infernal, eis-me prostrado a vossos pés para implorar confiantemente o vosso auxílio, pois não há necessidade alguma em que não possais valer. Sabeis a angústia por que passa a minha alma. Ide junto a Maria, nossa Mãe muito amada, ide a Jesus e dizei-lhe uma palavra em meu favor, pois sei que Eles nada vos podem recusar. Intercedei pela salvação de minha alma e, também por aquilo que tanto me preocupa(dizer, como quem conversa o seu pedido). E se o que peço não é para a glória de Deus e o bem de minha alma, obtende-me paciência e a graça de me conformar com a vontade divina, pois sabeis mais o que é do agrado de Nosso Senhor e Pai.
Em nome de Jesus, Maria e José, atendei-me. Amém!!!
.Rezar: 9 Glórias ao Pai em ação de graças por todos os dons concedidos por Deus a São Miguel e aos nove coros dos anjos.

CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA A SÃO MIGUEL ARCANJO.
Ó grande São Miguel Arcanjo, príncipe e chefe das legiões angélicas, penetrados dos sentimentos de vossa grandeza, de vossa bondade e vosso poder, em presença da adorável Santíssima Trindade, da Virgem Maria e toda a corte celeste, eu (nome) e minha família vimos hoje nos consagrar a vós. (ou renovar neste dia a nossa consagração a vós)
Queremos vos honrar e invocar fielmente.
Recebei-nos sob vossa especial proteção e dignai-vos desde então velar sobre os nossos interesses espirituais e temporais.
Conservai entre nós a perfeita união do Espírito, dos corações e do amor familiar. Defendei-nos contra os ataques dos inimigos, preservai-nos de todo o mal e, particularmente, da desgraça de ofender a Deus gravemente.
Que por vossos cuidados, devotados e vigilantes, cheguemos todos à felicidade Eterna. Dignai-vos grande São Miguel, reunir todos os membros de nossa família no Céu. Assim seja. Amém!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário