terça-feira, 13 de setembro de 2011

-QUEM SÃO OS ANJOS?
Etimiologicamente, “anjo” significa “mensageiro”. Podem ser definidos como “substâncias intelectuais, puramente espirituais, criados por Deus e superiores aos homens”. Quase todas as páginas da Bíblia atestam a existência desses puros espíritos. Basta recordar os querubins que guardam o Paraíso terrestre (Gn 3,23); os três anjos que aparecem à Abrãao (Gn 18,19); o Arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o liberta (Tb 5,1ss); o Arcanjo Gabriel, que anuncia a Encarnação do Verbo; os Anjos que anunciam o nascimento de Jesus aos pastores, sua Ressurreição (Lc1;9,28;24,4ss); os inúmeros Anjos do Apocalipse (1;11;8,4ss).

A Sagrada Escritura, e especialmente São Paulo, que evoca a Tradição, informa-nos que os Anjos são distribuídos em nove hierarquias:
Querubins, Serafins, Tronos, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos.
Compreende-se claramente das Escrituras Sagradas que os Anjos não são iguais em dignidade; há Anjos superiores e inferiores. Suas funções também são diferentes. A Bíblia nos fala de Anjos da Guarda (Mt18,10; At 12,15), de Anjos guias das criaturas (Tb12), de protetores de cidades e nações (Dn12,1), de Anjos que louvam a Deus e executam suas ordens (Lc2,13ss), de Anjos que estão diante do trono de Deus (Tb12,15). Fala também muitas vezes, de fileiras inumeráveis, de imensos exércitos celestes. Tudo isso nos leva a crer numa ordem, numa hierarquia celeste_ na qual no topo se reconhece o Arcanjo São Miguel (Ap 12,7-9).

PRIMEIRA HIERARQUIA:
É formada pelos santos Anjos que estão em íntimo contato com o Criador. Dedicam-se a amar, adorar e glorificar a Deus numa constante e permanente freqüência, em grau bem mais elevado que os outros coros: serafins, querubins e tronos.
SERAFINS:
Na Sagrada Escritura os Santos Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Ísaias (6,1-2) O nome Seraph deriva do hebreu e significa “queimar completamente”. Segundo o conceito hebraico, o Serafim é um ser que se “consome” no Amor ao Sumo Bem, que é o nosso Deus Altíssimo.

QUERUBINS:
São considerados guardas e mensageiros dos mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir sabedoria. No início da criação, foram colocados pelo Criador para guardar a Árvore da Vida (Gn3,24). Na Sagrada Escritura, o nome dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes. São os querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação (Ez 10,12). Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o Senhor habitou, o trono divino foi colocado entre dois querubins (Ex25,8-9.18-19). Essas considerações atestam que os querubins são conhecedores dos mistérios divinos.

TRONOS:
Acolhem em si a grandeza do Criador e a transmitem aos Santos Anjos.São aqueles  que apresentam aos coros inferiores o esplendor da Divina Onipotência. São chamados de “Sedes Dei” (Sede de Deus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário