terça-feira, 20 de setembro de 2011

                                       ARCANJO SÃO RAFAEL
O nome Rafael significa Deus cura. É o Arcanjo portador da cura.
De todas as histórias bíblicas a respeito dos Anjos a mais linda nos é contada no livro de Tobias.
Tobit, pai de Tobias, era um homem muito bom. O povo de Deus foi levado como escravo para uma nação estrangeira. Tobit sofria muito; homem justo, dedicava-se a socorrer e animar seus irmãos quando perseguidos. Muitos morreram. Tobit, com imensa piedade, sepultava seus corpos às escondidas, pois os reis daquele povo não permitia que isso fosse feito.
Por causa justamente, de tão grande caridade, Tobit era continuamente perseguido. Por um incidente acaba perdendo a visão. Era impossível compreender o porquê de tudo aquilo: Ele estava servindo ao Senhor em seus irmãos e quanto mais O servia, mais desgraças aconteciam.” Tobit, cheio de tristeza, pôs-se a chorar e gemer, depois começou a orar com gemidos”. (Tb 3,1-6)
Naquela mesma época, uma jovem chamada Sara, vivia com o coração aflito, pois havia se casado sete vezes e em todas elas os maridos morriam antes de se unirem a ela. Um espírito maligno a atormentava e fazia com que acontecesse tamanha desgraça. Um dia, uma serva a insultou, dizendo: “És tu que matas os teus maridos! Já são sete a quem foste dada e não usaste o nome de um só!” (Tb3,8) Sara que era temente a Deus levanta-lhe uma súplica.
Aconteceu que _ assim relatam as Escrituras _ “No mesmo instante a oração deles foi ouvida na presença da Glória de Deus, e Rafael foi enviado para curar a ambos”. (Tb 3,16-17)
Tobias, filho de Tobit, nunca pensou em Sara; da mesma forma Sara nunca havia pensado em Tobias. Os dois estavam separados por uma longa distância. A oração os uniu diante de Deus, e o Anjo Rafael foi enviado para atendê-los.
Depois disso, Tobit sentiu uma inspiração; sem saber por quê, decide cobrar uma dívida antiga de um homem. Disse então para seu filho Tobias:
“Meu filho, vai até esse homem que mora distante. Nós temos muitas necessidades, e eu tenho aqui um papel que mostra que ele me deve este dinheiro. Vai lá e cobra. Sei que o Senhor vai tocar o coração dele e ele irá pagar.”
Tobias, muito temeroso, disse-lhe: “Mas meu pai, não conheço este homem, e ele não me conhece; não conheço também o caminho; o que eu faço?” Tobit lhe responde: “Meu filho, procura por toda a cidade um homem bom e honrado que possa lhe acompanhar”.
Tobias obedeceu ao pai e agiu conforme ele lhe pedira. Encontrou um jovem de belo aspecto, equipado para uma viagem e, sem saber que era um Anjo de Deus, ele o saudou e começaram uma conversa. Aquele rapaz era o Anjo Rafael, mas Tobias via um rapaz bonito, robusto, preparado com todo equipamento para uma viagem. Na conversa ficou sabendo que ele ia na mesma direção que ele. Antes de eles partirem apresentou-o ao pai, e ele abençoou-os.
Durante a viagem muitas coisas aconteceram; entre elas, num momento em que estavam perto de um rio, um peixe atacou Tobias. Rafael lhe deu a seguinte recomendação: “Pega este peixe e retira o fel dele, pois será o remédio para seu pai”. Rafael também contou a Tobias a respeito de uma moça chamada Sara, filha de um parente de seu pai, Raguel e convidou Tobias para ir até sua casa juntos. Chegando lá, Tobias se apresentou e falou a respeito de seu pai, provocando imensa alegria em Raguel, que fazia a muito tempo que não via nenhum de seus parentes. Houve uma grande festa”
Raguel ficou tão encantado com Tobias que lhe ofereceu em casamento sua filha Sara. Tobias aceitou; e o casamento se realizou naquela mesma noite. Passaram três noites juntos, mas em oração ao Senhor, como Rafael havia orientado a Tobias, aguardando a hora de se unirem como marido e mulher. (Tb8,4-8) Depois de receber a dívida, retornaram para casa, e a primeira coisa que Tobias fez, foi seguir as instruções do Anjo: pegou o fel do peixe e aplicou nos olhos de seu pai; e imediatamente seu pai fica curado.
Tobit ficou encantado e disse a seu filho: “Temos que dar uma recompensa a esse rapaz; ele foi tão bom conosco... Vamos dar a metade daquilo que recebemos de meu devedor”. Quando foram fazer o pagamento, Rafael contou a verdade:
“Vou comunicar-vos toda a verdade, sem nada esconder-vos. Quando tu oraste, assim como Sara, fui eu que apresentei o memorial da vossa prece na presença da glória do Senhor, bem como quando enterravas os mortos. Quando não hesitaste em levantar-te e deixar o teu jantar para ir sepultar um morto, nesse momento eu fui enviado a ti para pôr-te  à prova. Mas ao mesmo tempo Deus enviou-me para curar-te, bem como a Sara, tua nora. Eu sou Rafael, um dos sete Anjos, que assistem diante da Glória do Senhor e têm acesso á sua presença”. (Tb 12,11ª12-15)
É muito importante compreender que o Anjo do Senhor está sempre conosco em todas as necessidades. O que cabe a nós é abrir o coração para a oração. Então, como aconteceu com Sara e Tobias, Deus envia seus Anjos em nosso auxílio. A ORAÇÃO É FUNDAMENTAL.
Talvez em nossos lares exista muita confusão, pessoas que não se entendem, brigas, infidelidade, problemas econômicos, filhos que dão trabalho, bebedeiras, drogas... e não sabemos como solucionar tudo isso. È preciso que nossas casas se transformem num santuário de oração para que os Anjos venham aí para acampar. Se tivermos a coragem de rezarmos em nossas famílias, acredite: Seremos visitados por Anjos de Deus, e então teremos paz,concórdia, perdão, libertação, prosperidade e saúde em nossas famílias.
ORAÇÃO AO ARCANJO SÃO RAFAEL.
Vós que sois lança e bálsamo do amor Divino, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente. Que a ferida não se apague nele para que nos faça perseverar todos os dias no caminho da caridade e do amor. Que tudo vençamos pelo amor!
LADAINHA DO ARCANJO SÃO RAFAEL.
Senhor tende piedade de nós.
Cristo tende piedade de nós.
Senhor tende piedade de nós.
Jesus, ouvi-nos.
Jesus, atendei-nos.
Deus Pai Celestial, criador do espíritos celestes, tende piedade de nós.
Deus Filho Redentor do mundo, a quem os Anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, felicidade dos espíritos bem-aventurados, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade que sois um só Deus, glória dos Santos Anjos, tende piedade de nós.
São Rafael, anjo da saúde, rogai por nós.
São Rafael, um dos sete espíritos que estão sempre diante do Trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós.
São Rafael que afastais para longe de nós os espíritos malignos, rogai por nós.
São Rafael que levais nossas preces ao Trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós.
São Rafael consolo nas necessidades, rogai por nós.
São Rafael, consolo nas necessidades,rogai por nós.
Jesus Cristo, felicidade dos Anjos, perdoai-nos.
Jesus Cristo, glória dos espíritos celestes, ouvi-nos.
Jesus Cristo, esplendor dos espíritos celestes, tende piedade de nós.
             OREMOS:
Ó DEUS, QUE EM VOSSA INEFÁVEL PROVIDÊNCIA FIZESTES SÃO RAFAEL O CONDUTOR FIEL DE VOSSOS FILHOS EM SUAS VIAGENS, HUMILDEMENTE VOS IMPLORAMOS QUE POSSAMOS SER CONDUZIDOS POR ELE NO CAMINHO DA SALVAÇÃO E EXPERIMENTEMOS SEU AUXÍLIO NAS DOENÇAS DO CORPO E DA ALMA. POR JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM!

ORAÇÃO PELOS DOENTES A SÃO RAFAEL.
FICAI, CONOSCO, Ó ARCANJO SÃO RAFAEL, CHAMADO “MEDICINA DE DEUS”! AFASTAI PARA LONGE DE NÓS AS DOENÇAS DO CORPO, DA ALMA E DO ESPÍRITO, E TRAZEI-NOS SAÚDE E TODA A PLENITUDE DE VIDA, PROMETIDA POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. AMÉM!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário