terça-feira, 13 de setembro de 2011

SEGUNDA HIERARQUIA:
São os Santos Anjos que dirigem os planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da terceira hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no universo. Essa hierarquia é formada pelos seguintes coros de Anjos: Dominações, potestades e virtudes.

DOMINAÇÕES:
São aqueles da alta nobreza celeste. São enviados por Deus a missões mais relevantes e também são incluídos entre os Santos Anjos que exercem a função de “Ministros de Deus”.

POTESTADES:
É o coro angélico formados pelos Santos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da “forma” ou “maneira” como devem ser feitas as coisas. Também são os condutores da ordem Sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de Deus, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação do Criador.

VIRTUDES:
As atribuições dos Santos Anjos desse coro são semelhantes àquelas dos santos anjos do coro das Potestades, porque transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros anjos, mas, sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Tem a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprindo as ordens do Criador. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas espirituais ou físicas deve invocar por meio de orações o auxílio e a proteção de um Anjo do coro das Virtudes.

TERCEIRA HIERARQUIA:
É formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a vontade Divina: insinuando ou avisando conforme o caso. Essa hierarquia e formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.

PRINCIPADOS:
Os Santos Anjos desse coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, dioceses, de conformidade com o honroso título que recebe. No livro de Daniel são apresentados como protetores de povos (Dn 10,13). Significa que são aqueles anjos que levam as instruções e os avisos divinos ao conhecimento dos povos que lhe são confiados. Porém quando estes povos recusam a aceitar as mensagens do Senhor, os principados transformam-se em anjos vingadores e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los por meio do castigo e da dor, de volta ao Deus de amor e misericórdia que eles abandonaram propositadamente.

ARCANJOS:
A ordem tradicional dos coros angélicos coloca os Arcanjos entre os Principados e os Anjos. Pelas funções que desempenham, acreditamos que eles devem estar colocados no mais alto coro dos Anjos. GABRIEL, MIGUEL E RAFAEL são chamados de Arcanjos. Nas páginas da Sagrada Escritura vê-se que são profundos conhecedores dos mais profundos mistérios de Deus. Foi Gabriel que anunciou a Maria que ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo Criador, para ser Mãe de Deus. Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo. A seu respeito, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de Deus: “Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do Senhor” (Tb12,15).

ANJOS:
Os Santos Anjos recebem as ordens dos coros superiores e as executam. Eles estão mais pertos da humanidade e por isso, convivem conosco prestando um serviço silencioso, mas de valor incomensurável a cada pessoa. O Criador inspirou o escritor sagrado no Livro do Exôdo, da Bíblia Sagrada: “Eis que envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhes seja rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o meu nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversários do teus adversários”.(Ex23,20-22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário